top of page

Por Dentro do Arquétipo #1: Valiants

Os "Valiants" são um Arquétipo de Monstro Pêndulo que serão introduzidos na coleção Tactical Masters, que chegará ao jogo no dia 30 de Junho. Inspirados em jogos RPG de mesa, essa Deck possui uma proposta de jogo única e tem tudo para ser um dos Decks mais populares do jogo a um longo prazo. Mas afinal, será que finalmente teremos um novo Deck Pêndulo de volta ao cenário competitivo do jogo, ou será apenas mais um dos inúmeros Decks rogue que temos por aí?


Vem conferir tudo e mais um pouco sobre esse Deck no nosso primeiro post do quadro "Por Dentro do Arquétipo".


1 - Introdução ao Arquétipo

ree

Assim como foi dito no início desse post, os "Valiants" são Monstros Pêndulo, inspirados em jogos RPG de mesa. São divididos em três sub-grupos: monstros Mago de ÁGUA; monstros Máquina de FOGO, além das Spells/Traps do Arquétipo. A principal estratégia do Deck gira em torno de Invocar seus monstros das suas próprias Zonas de Pêndulo e então movimentar as "peças" dentro do "tabuleiro", o que inclui mover seus monstros para zonas adjacentes no campo, ou até mesmo colocá-los em Zonas de Magia & Armadilha para obter vantagem. Além disso, o Deck também possui um par de Magias de Campo que trabalham de forma conjunta, podendo ser utilizadas por ambos os jogadores.


A verdade é que o Deck "Valiant" traz a tona uma maneira totalmente única e diferente de jogar Yu-Gi-Oh, com um estilo de jogo nunca antes visto em nenhum outro Arquétipo do jogo.


2 - Análise de Cartas


Monstros de Main Deck

Todos os monstros "Valiants" de Main Deck possuem Níveis pares, que variam entre 2, 4, 6 e 8, além de possuirem sempre uma Escala de Pêndulo de valor 1. Isso pode parecer estranho a princípio, já que se trata de um Arquétipo Pêndulo, mas ao longo do post isso será explicado. Além disso, todos os monstros possuem a habilidade de se Invocarem diretamente da Zona de Pêndulo para o campo, ao custo de controlar um Atributo específico ou condicionando você a poder Invocar por Invocação-Especial somente monstros "Valiant" ou monstros do Extra Deck.

ree

Outra característica dos monstros de Main Deck é que todos eles possuem dois efeitos. O primeiro é sempre um efeito de ignição, que são ativados sempre que o monstro em questão for Invocado por Invocação-Especial. Já o segundo efeito sempre será um efeito "trigger", que pode ser ativado sempre que o monstro "Valiant" se move de um lugar para o outro no campo.

ree

A Shinomone, Priestess of the Valiants é o seu principal buscador, e uma das cartas mais importantes de todo o Deck. O seu Efeito Pêndulo é comum a todo o Arquétipo, e por isso será citado apenas uma vez: durante sua Fase Principal, você pode Invocá-la por Invocação-Especial na sua Main Monster Zone de mesma coluna da sua Zona de Pêndulo, ou seja, você deve Invocá-la sempre na zona acima da sua Zona de Pêndulo.


Enquanto você controlar esse monstro Invocado por Invocação-Especial, uma vez por turno, você pode adicionar 1 Magia/Armadilha "Valiants" do seu Deck à sua mão. Isso permite não só adicionar as Magias de Campo do Arquétipo como também te dá acesso a Valiants' Var - The Land of Beginning (da qual falaremos mais tarde). Além disso, ao mover a Shinomone para outra Zona de Monstros no campo nos permite ativar o seu segundo efeito, adicionando qualquer outro monstro "Valiants" do Deck para a mão. Não há nenhum motivo para não usar menos de 3 cópias dessa carta no seu Deck.


ree

O Saion, Archer of the Valiants é, ao menos no papel, uma maneira interessante de remover cartas do jogo. Enquanto este monstro Invocado por Invocação-Especial estiver no campo, você pode escolher um monstro do oponente e jogar uma moeda para o alto. Se o resultado for cara, os efeitos daquele monstro são negados. Se o resultado for coroa, os seus efeitos continuam ativos, mas o seu ATK é cortado pela metade. É um efeito que seria melhor caso não dependesse de jogar moedas, mas que ainda assim só prejudica o seu oponente, seja negando seus efeitos ou cortando pela metade o ATK do seu monstro, e por isso é até mesmo divertido de usar.


Além disso, quando o Saion for movido de uma Zona de Monstros para outra, você pode novamente escolher 1 carta no campo e jogar uma moeda. Se o resultado for cara, essa carta será destruída, mas se o resultado for coroa, a carta escolhida retorna para a mão do seu dono. Uma forma muito incomum mas ao mesmo tempo totalmente eficaz de dar "bounce" em cartas do seu oponente, e novamente, seja qual for o resultado, o único prejudicado é o seu o seu oponente.

ree

Nazuki, Ninja of the Valiants é um dos primeiros monstros que divergem um pouco dos restantes, e entram numa categoria que eu irei chamar de "movimentadores". É Invocado da Zona de Pêndulo da mesma forma que a Shinomone ou Saion, mas você precisa necessariamente controlar "Valiants Vorld - Shinrabansho" ou um monstro "Valiants" de ÁGUA para Invocá-lo.


Uma vez em campo, você pode escolher 1 outro monstro em sua Main Monster Zone e movê-lo para uma zona adjacente. Ou seja, além de servir como um gatilho para ativar outros efeitos, você consegue "movimentar" os monstros em campo e liberar o espaço acima das suas Zonas de Pêndulo, para Invocar outros monstros. Além disso, ao ser movido de uma zona para outra, o Nazuki permite ao jogador escolher 1 monstro "Valiants" que esteja em uma Zona de Magias & Armadilhas e Invocá-lo por Invocação-Especial, e novamente trigar mais um efeito. Junto com a Shinomone, é uma das cartas mais importantes do Deck.


ree

Hojo, Warrior of the Valiants é o tipo de carta cuja presença no Deck depende inteiramente da build que você pretende montar, e se pretende ou não utilizar o monstro Ás do Arquétipo. Apesar do seu primeiro efeito ser uma boa opção de "removal", ao retornar 1 carta da Zona de Magias & Armadilha para a mão, o principal motivo para usar o Hojo em seu Deck é o seu segundo efeito.


Quando o Hojo for movido de uma zona de monstros para outra, você pode Invocar por Invocação-Fusão 1 Monstro de Fusão "Valiants" do seu Deck Adicional, usando monstros da sua mão, campo ou até mesmo Zonas de Pêndulo como matéria. Essa é a maneira mais fácil de Invocar o Valiants Assemble - Mamonaka para o campo, mas ao fazê-lo, você vai acabar abrindo mão de Invocar Monstros Sincro ou Links genéricos que podem te dar certa vantagem no jogo.


ree

O Valiants' Buster - Baron é o primeiro dos monstros Máquina do Arquétipo, e é mais um dos nossos "movimentadores", mas diferente do Nazuki, você não necessita ter uma Magia de Campo ou algum monstro específico no campo para Invocá-lo, então pode usar 3 cópias sem medo.


Uma vez em campo, se você controlar esse monstro Invocado por Invocação-Especial, você pode escolher 1 outro monstro "Valiants" na sua Main Monster Zone e movê-lo para outra zona. Você pode inclusive mover o Nazuki para triggar o seu efeito e depois mover outro monstro pelo efeito dele. Além disso, se essa carta for movida de uma zona para outra, você pode escolher 1 carta em uma Zona de Pêndulo, e colocá-la com a face para cima na Zona de Magias & Armadilhas adjacente. Esse efeito serve tanto para gerar vantagem com os seus monstros Valiants, ou até mesmo para inutilizar cartas nas Zonas de Pêndulo do seu oponente.


ree

Apesar de um pouco complexo, o Valiants' Voltage - Viscount é um dos principais monstros do Arquétipo. Através do seu efeito, é possível colocar 1 Monstro Pêndulo "Valiants" em sua Zona de Pêndulo em uma Zona de Magias & Armadilhas (para que sejam Invocados depois pelo efeito do Nazuki, ou de outro monstro que falaremos mais tarde).


Já o seu segundo efeito é ainda mais potente. Ao ser movido de uma zona para outra, é possível colocar um Monstro Pêndulo "Valiants" do seu Deck Adicional diretamente em sua Zona de Pêndulo. Com isso, é possível reciclar seus monstros, além de Invocá-los por seus próprios Efeitos de Pêndulo. Vale comentar, que também é possível colocar Monstros de Fusão que já tenham sido Invocados em suas Zonas de Pêndulo e ativar seus efeitos, além de ser possível Invocar por Invocação-Pêndulo os monstros do Arquétipo. Não há motivos para usar menos que 3 cópias dessa carta.


ree

Assim como o Nazuki, para ser Invocado, o Valiants' Mad Marquis necessita que você controle obrigatoriamente uma Magia de Campo específica ou um Atributo. Se "Valiants Vorld - Koenig Wissen" estiver em uma Zona de Campo, ou você controlar um monstro "Valiants" de FOGO, você pode Invocá-lo por Invocação-Especial diretamente da sua Zona de Pêndulo.


Uma vez em campo, durante sua Fase Principal, você pode rolar um dado de seis lados e então, escavar cartas do topo do Deck igual ao resultado e adicionar 1 carta "Valiants" escavada. Apesar de ser um efeito "gamble", a probabilidade de escavar cartas "Valiants" é relativamente alta, já que o Deck costuma funcionar de forma mais pura, e adicionar cartas, nunca é demais. Além disso, ao ser movido de uma zona para outra, você pode rolar um dado de seis lados, e se o resultado for 2, 3, 4 ou 5, você pode Invocar por Invocação-Especial 1 monstro diretamente da sua Zona de Magias & Armadilhas. Um ótimo efeito para trigar os efeitos dos seus monstros "Valiants" quando Invocados, e que funciona muito bem em conjunto com o Nazuki ou Viscount.

ree

Assim como o Saion, o Valiants' Dominator - Duke é uma ótima opção de removal, mas diferente do seu antecessor, ele não precisa de sorte para fazê-lo. O seu primeiro efeito é ideal para lidar com matchups de Decks com grande número de backrows. Uma vez por turno, você pode escolher 1 carta Baixada no campo, e se o fizer, ela não pode ser ativada pelo restante do turno em questão. Um ótimo efeito que pode impedir o seu oponente de ativar Armadilhas de alto-impacto.


Mas o que torna esse monstro realmente poderoso é o seu segundo efeito. Ao ser movido de uma zona para outra, você pode escolher 1 monstro com a face para cima que o oponente controla na Main Monster Zone e então, tomar o controle dele. Exatamente isso, sem nenhuma restrição. No entanto, o monstro terá seus efeitos negados, não poderá atacar, e será tratado como um monstro "Valiants". Um efeito útil para se livrar de eventuais problemas, e até mesmo para gerar mais matérias para suas Invocações-Fusão.


Cards de Magia

Além dos monstros de Main Deck, o Arquétipo também conta com 3 Cards de Magia, que auxiliam no controle de campo, além de adicionar ainda mais consistência ao Deck. Os Cards de Magia de Campo funcionam como pares, e ativam umas as outras no campo do oponente, possibilitando que ambos os jogadores possam usufruir dos seus efeitos. O Deck também conta com 1 Magia Normal, que é responsável por deixar todo o setup preparado.


ree

A principal extensora de jogadas do Deck, e sendo extremamente necessária para Invocar nossos monstros de ÁGUA de Nível alto. Com toda certeza, a Valiants Vorld - Shinrabansho é a carta que queremos ver o tempo todo em nossa Zona de Campo. Ela faz parte do núcleo do Deck e permite que tanto você quanto o seu oponente tenham turnos extremamente agressivos, Invocando monstros e "desligando" monstros do oponente, em uma verdadeira batalha pelo controle do duelo. Pelo seu efeito, se houverem 2 cartas nas Zonas de Campo, o jogador do turno pode escolher 1 Card de Monstro na sua Zona de Magias & Armadilhas e Invocá-las para o seu campo. Invocar seus monstros "Valiants" é muito necessário para extender nossas jogadas quando precisamos "daquele" monstro em campo para fazer outras Invocações.

ree

Servindo de complemento para a Shinrabansho, a Valiants Vorld - Koenig Wissen representa o que há de mais arriscado no card design de uma Magia de Campo. Seu efeito permite que, caso hajam 2 cartas nas Zonas de Campo, o jogador do turno pode escolher 1 Monstro de Efeito no campo e colocá-lo com a face para cima na Zona de Magias & Armadilhas na mesma coluna. Caso alguma carta já esteja na Zona em questão, ela será destruída. Uma ótima maneira de "desligar" monstros do oponente e ainda destruir seus possíveis backrows. Mas tenha em mente que o seu oponente pode fazer o mesmo com você, então tome muito cuidado ao ativar essa carta. Diferente da Shinrabansho, você não vai querer ver essa carta no campo em todos os momentos, por isso, uma vez que utilizar o seu efeito, seria interessante dar um jeito de destruí-la o mais rápido possível.

ree

Um buscador de Senet Switch. Ok, isso não é o que o Deck mais precisava, mais ainda assim, essa carta é um suporte muito bem vindo. Ao ser ativada, a Valiants' Var - The Land of Beginning nos permite adicionar 1 Magia de Campo "Valiants" do Deck para a mão. O fato de ser uma carta buscável pela Shinonome, a torna essencial para gerar mais consistência e possibilitar combos. Além disso, após ativar uma Magia de Campo, ao destruir 1 Card de Monstro Pêndulo que você controla (detalhe: não necessariamente um "Valiants"), é possível adicionar 1 Senet Switch do Deck para a mão. Pode parecer uma piada, mas sendo buscável a Senet se torna uma carta bastante interessante para o Deck, já que possibita que possamos estender nossas jogadas ao mover os monstros de uma zona para outra.


Por fim, a Valiants' Var ainda possui um segundo efeito que vem a calhar. Durante sua Fase Principal, ao banir essa carta do seu Cemitério (exceto no mesmo turno em que foi enviada para lá), você pode colocar 1 Monstro Pêndulo "Valiants" do seu Deck Adicional em sua Zona de Pêndulo. Um efeito bom para recuperar recursos e novamente, colocar Fusões em nossas Zonas de Pêndulo.


Monstros Fusão

Além dos monstros de Main Deck e Cards de Magia, o Arquétipo "Valiants" também conta com 2 Monstros de Fusão para complementar suas jogadas. Eles são monstros de Nível 10 e com uma Escala Pêndulo de valor 10, e é somente a partir deles que é possível Invocar monstros por Invocação-Pêndulo dentro do Arquétipo. Além disso, eles compartilham os mesmos efeitos dos monstros de Main Deck, podendo ser Invocados diretamente da sua Zona de Pêndulo ou, também podem mover monstros para outras zonas em campo, enquanto estiver na sua Zona de Pêndulo, sendo muito útil para triggar os efeitos dos seus monstros "Valiants".

ree

O Valiants Assemble - Mamonaka é o primeiro dos 2 Monstros Boss que o Arquétipo tem, e possui tantas letras que pode ser considerado um concorrente direto do Endymion. A principal atração aqui é o seu primeiro efeito, que é um removal Quick Effect e que funciona de uma maneira única dentro do Arquétipo. Uma vez por turno, você pode escolher 1 Monstro de Efeito do oponente que esteja na Main Monster Zone e colocá-lo com a face para cima em uma Zona de Magias & Armadilhas na mesma coluna. Caso já haja uma carta na coluna em questão, ela será destruída, e caso seja um Card de Monstro, o seu oponente sofre dano igual ao seu ATK. Uma ótima forma de lidar com problemas e de quebra ainda causar dano ao seu oponente.


Além disso, ao ser destruído enquanto em posse do seu dono, o Mamonaka pode ser colocado em sua Zona de Pêndulo ao invés de ir para o Deck Adicional. Efeito muito útil dentro do contexto do Arquétipo, pois além de possibilitar a Invocação-Pêndulo, o Mamonaka pode se Invocar novamente para o campo (e utilizar seu efeito de removal) ou mover outros monstros em campo, ativando seus efeitos.

ree

Nosso outro Monstro Fusão do arquétipo, o Valiants' Genesis - Granduke tem uma forma alternativa de Invocação, ao oferecer como Tributo 1 outro monstro "Valiants" de Nível 5 ou maior na mesma zona em que um monstro na Extra Monster Zone. O seu primeiro efeito permite escolher 1 monstro na Zona de Magias & Armadilhas do oponente e retorná-lo para à mão. Um efeito que funciona em conjunto com a Koenig Wissen e que serve para nos livrar de monstros problématicos em campo. Além disso, ao retornar o monstro para a mão com esse efeito, o seu oponente sofre dano igual ao seu ATK, e o Granduke ganha ATK igual ao dano infligido ao oponente, de forma permamente. Um fato interessante é que é possível Invocar esse monstro diretamente das Zonas de Magia & Armadilhas com o efeito do Viscount, caso ele já tenha sido Invocado pelo seu método de Invocação previamente no duelo.


3 - Valiants no Competitivo

ree

Alguns Decks "Valiants" tem ganhado um pequeno destaque em torneios regionais no Japão, mas é importante salientar que muito desse sucesso é proveniente do estilo de jogo mais lento e de cartas que estão fora da Banlist por lá, mas que não são permitidas no TCG (como Vanity's Emptiness e Maxx "C", por exemplo). A principal ideia do Deck é utilizar dois Viscounts como matéria para Invocar o Gear Gigant X e buscar o Cyber-Stein com o seu efeito, para Invocar o Naturia Exterio e negar tudo que o oponente tentar fazer. Além disso, o próprio Gear Gigant X e o Cyber-Stein podem ser usados em conjunto com outros monstros para Invocar a Apollousa, Bow of the Goddess e ter mais negadores de efeitos.


Outra possibilidade que o Deck permite é a de Invocar a Beatrice, Lady of Eternal para o campo, utilizando nossos monstros de Nível 6 como matéria, e então enviar floodgates para o Cemitério, como a Vanity's Emptiness, e buscá-la de volta com o efeito do Knightmare Gryphon. Para facilitar o combo, os jogadores também utilizam o Union Carrier para colocar monstros na Zona de Magias & Armadilhas e Invocá-los posteriormente. Além disso, é muito comum usar cartas como Small World e o Pot of Prosperity para adicionar consistência ao Deck.

ree
Decklist TOP 16 - Tokyo Regional - Fonte: Twitter

4 - Conclusão

ree

Depois de tudo o que foi mostrado, chegou a hora de dar a minha opinião sobre o Deck. Os "Valiants" é um Arquétipo com um conceito muito interessante e um estilo de jogo único, o que permite ao jogador usar sua criatividade na hora de montá-lo. Dificilmente você verá Decklists parecidas umas com as outras, já que cada carta tem uma utilidade específica que pode ou não ser aprimorada a depender da build.


Além disso, o Deck possui um bom poder de recovery e conseguem gerar recursos uma vez que seus efeitos comecem a engrenar. No entanto, ainda é um Deck extremamente sensível a handtraps, e não possuem uma maneira de evitá-las dentro do próprio Arquétipo. O Deck ainda precisa de uma nova leva de suportes para se tornar competitivamente viável, mas é uma ótima pedida para o jogador mais casual. Mas, vale salientar que utilizar esse Deck requer uma boa quantidade de skill, então ele não é o mais recomendado se você for um iniciante. Vamos torcer para que a Konami não deixe esse Arquétipo cair no esquecimento, afinal ele se mostrou ser extremamente promissor.


Até a próxima, Cybersianos!

 
 
 

Comments


Post: Blog2_Post

©2020 por Cyberse Team BR. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page